Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Pelo menos cinco prefeituras do Sul de Minas anunciaram nesta terça-feira (11) a suspensão da vacinação de grávidas contra a Covid-19 com a vacina AstraZeneca/Fiocruz, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Agora, conforme a Anvisa, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer. Segundo especialistas, as grávidas já vacinadas precisam ter acompanhamento médico.
O Governo de Minas Gerais, recomendou a “suspensão imediata da vacinação de gestantes” com a Astrazeneca e disse que todos os 853 municípios mineiros serão notificados ainda nesta terça-feira.
As prefeituras de Poços de Caldas, Três Pontas, Luminárias, Itumirim e Juruaia já haviam anunciado a suspensão da vacinação antes do comunicado do Executivo Estadual. Em Extrema, a vacinação começaria nesta terça-feira. Já em Varginha, as grávidas começariam a ser imunizadas nesta quarta-feira (12).
O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que “seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”.
Incialmente a Anvisa disse que não houve nenhum evento adverso, mas o Ministério da Saúde destacou, na tarde desta terça-feira, que a agência tomou a medida após um acidente vascular cerebral hemorrágico que resultou em óbito fetal e da gestante de 35 anos .
No comunicado informando a suspensão no município, a Prefeitura de Poços de Caldas informou que a vacinação desse público começou na segunda-feira (10). A prefeitura também informou que não houve nenhum evento adverso em gestantes com comorbidades do município.
Já a Prefeitura de Três Pontas informou que a vacinação de grávidas está suspensa na cidade já que o município no momento só possui doses da AstraZeneca.
Fonte: G1 Sul de Minas
Text