Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Sesc Dramaturgias oferece oficinas online gratuitas de produção, dança e encenação em 2021. As inscrições estão abertas até o dia 21 de junho. A unidades no Sul de Minas é em Poços de Caldas, mas os interessados que não forem desses municípios também podem participar. A idade mínima para participação é de 16 anos.
O projeto completa 23 anos e, neste ano, tem como objetivo continuar promovendo a produção cultural e incentivando a formação, experimentação e o intercâmbio artístico voltados para as artes cênicas, mesmo durante a pandemia.
O intuito da Sesc é estimular a leitura de textos teatrais, nacionais e estrangeiros, apoiar a pesquisa dramatúrgica, provocar a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo e, ainda, fomentar o intercâmbio entre artistas de teatro, pesquisadores e formadores de opinião.
Confira a programação das dramaturgias:
Dramaturgia da Produção:
Oficina: Diálogos de produção, com Cynthia Margareth (São Paulo/SP)
Esta oficina estimulará o diálogo entre produção criativa e colaborativa, com o intuito de provocar reflexões sobre a produção cultural e o fortalecimento de redes como ferramenta, que contribui para a necessidade de reinventar maneiras de agir e pensar cultura nesse período de pandemia em que as ações são prioritariamente digitais.
Dramaturgia da Dança:
Oficina: Dramaturgias do corpo: imagens carnificadas em danças emergentes, com Alexandre Américo (Natal/RN)
Alexandre Américo, tem se dedicado a investigar modos de se mover, ser e existir politico e esteticamente em dança. O artista se lança, nesta etapa de sua pesquisa, ao compartilhamento de seus achados no tocante aos entendimentos de dramaturgias e poéticas que emergem do corpo com o enfoque na produção das imagens que os artistas carnificam em cena.
Assim como em todos os trabalhos desenvolvidos por Américo, a improvisação em dança como uma linguagem cênica imprescindível para tecer, em tempo real, as questões performáticas envolvidas nas emergências dos corpos.
Dramaturgia da Encenação:
Oficina: Do teatro que conhecíamos, ao teatro possível: a direção teatral e outras escritas da cena no contexto pré, durante e pós pandêmico, com Fernando Yamamoto (Natal/RN)
O grupo criou diversos trabalhos e exercícios cênicos, que buscam ampliar a reflexão e a prática sobre a escrita da cena no seu mais amplo sentido (a escrita do diretor, do dramaturgo e do ator), buscando estabelecer elos entre o teatro que conhecíamos antes da pandemia, as experiências online que estamos buscando nesse momento e a tentativa de um olhar em perspectiva ao que poderá nos esperar no teatro do porvir.
Fonte: G1 Sul de Minas