Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Ao menos 65 delegações compostas por chefes de Estado, chefes de governo e ministros confirmaram presença na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º).
Considerando as confirmações de todos os níveis, de embaixadores a presidentes, cerca de 120 países estiveram representados.
As autoridades estrangeiras que participaram de um jantar no Itamaraty, com Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). O evento encerra o tradicional rito de posse.
Segundo o Itamaraty, 17 chefes de Estado participaram:
Presentes também os seguintes vices-presidentes:
Os chefes de Governo:
Também confirmaram presença vices-primeiros ministros do Azerbaijão e da Ucrânia.
Entre os chefes de poder que vieran ao Brasil, estão os presidentes do Conselho da Federação (Rússia), da Assembleia Nacional Popular (Argélia), Assembleia Consultiva Islâmica (Irã), Senado e Assembleia Nacional (República Dominicana), Assembleia da República (Moçambique), do Senado da Jamaica e da Guiné Equatorial, e do Parlamento Nacional (Sérvia).
A posse ainda contou com a vinda de 11 chanceleres dos seguintes países:
Além de e 16 enviados especiais, entre eles: União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Organização das Nações Unidas.
Entre os organismos internacionais, estiveram no país o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn, e a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
Por Weber Gomes
Registro Profissional (DRT) nº 07810/MG
Fonte: g1 Sul de Minas