Cidades do Sul de Minas pode ter chuvas fortes com quedas de árvores alagamentos e corte de energia. O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a possibilidade vai entre este domingo (10) e a manhã de segunda-feira (11).
Conforme o Inmet, das 11h deste domingo até as 10h de segunda, a possibilidade é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).
Há, ainda, segundo o instituto ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Veja as instruções do Inmet
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mapa divulgado pelo Inmet no alerta de risco de chuvas fortes para o Sul de MG — Foto: Reprodução/Inmet
As áreas que podem ser afetadas pelas chuvas, conforme o Inmet, são: Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Central Espírito-santense, Noroeste Espírito-santense, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Vale do Mucuri, Sul/Sudoeste de Minas, Sul Baiano, Sul Espírito-santense, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Marília, Metropolitana de Belo Horizonte, Araraquara, Jequitinhonha, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Litoral Norte Espírito-santense, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Baixadas, Centro Fluminense, São José do Rio Preto, Assis, Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte de Minas, Noroeste de Minas, Norte Fluminense e Presidente Prudente.