Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Depois da intensa onda de calor que afetou o Brasil, uma frente fria está a caminho das regiões Sul e Sudeste, trazendo mudanças drásticas no clima.
Esta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê grandes volumes de chuva, temporais e possibilidade de granizo, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Segundo o instituto, isso ocorre devido à interação justamente do ar quente que persiste no centro do país e em parte da região Sudeste com o ar frio ao sul do Rio Grande do Sul.
Por isso, até quarta-feira (27), são esperados volumes de chuva em torno de 100 mm, podendo ser ainda maiores em algumas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente na faixa central e arredores da Região Metropolitana de Porto Alegre. Além disso, o estado gaúcho enfrentará ventos intensos, superando os 70 km/h, devido à formação de um novo ciclone extratropical na sua costa.
Previsão de acumulado de chuva entre os dias 24/09 e 26/09. — Foto: Inmet
Esse ciclone se moverá para alto mar na quarta-feira, criando uma frente fria que causará temporais em Santa Catarina e em São Paulo. Na quinta-feira (28), as temperaturas despencarão, com mínimas de aproximadamente 3°C na Campanha Gaúcha e áreas elevadas da Região Sul, e de 9°C em Porto Alegre.
Após o deslocamento deste sistema para o oceano no final da semana, o tempo ficará seco no Rio Grande do Sul, mantendo a instabilidade apenas em áreas de Santa Catarina e Paraná.
Já no Sudeste, a influência do fenômeno será sentida principalmente pelo estado de São Paulo. Na capital paulista, as temperaturas devem cair de uma vez só de quarta (27) para quinta. Além disso, em áreas do sul e leste da região, podem ocorrer temporais e trovoadas nos próximos dias, com acumulados que podem ultrapassar 50 mm no sul de Minas Gerais e entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Enquanto isso, no Centro-Oeste, a onda de calor persiste, com previsão de temperaturas de até 43°C em Cuiabá nesta terça-feira (26). No Norte, há chances de pancadas de chuva isoladas, enquanto no Nordeste, que não foi totalmente afetado pela onda, o calor continua, mas com céu nublado.
Veja a seguir o que esperar para a última semana de setembro.
No Sul, as temperaturas devem começar a cair durante a semana. A região já era a com o clima mais ameno do Brasil.
Curitiba, onde a expectativa para o domingo é que a temperatura chegue a 42°C, deve ter a máxima de 18°C na quinta-feira (28).
Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias, segundo o Inmet:
Porto Alegre
Florianópolis:
Curitiba
A semana na região Sudeste continuará com o calorão em todas as capitais. Contudo, na quinta-feira, as temperaturas devem cair.
Em São Paulo e Rio de Janeiro, os termômetros devem abaixar mais de 10°C de quarta para quinta, com as máximas passando de 35° para 20° e de 37°C para 22°C, respectivamente. Em Vitória, a queda será de 37°C para 27°C.
Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias, segundo o Inmet:
Belo Horizonte
Rio de Janeiro
São Paulo
Vitória
Apesar de manter o calorão, o Centro-Oeste deve ter chuvas durante esta semana. Campo Grande e Cuiabá terão pancadas de chuvas isoladas a partir de quarta-feira.
Em Cuiabá, as temperaturas vão continuar subindo e devem atingir os 43°C na segunda e na terça.
Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias, segundo o Inmet:
Brasília
Campo Grande
Cuiabá
Goiânia
Todas as capitais do Nordeste terão mais de 30°C durante a semana, sendo Teresina a mais quente, com os termômetros alcançando 39°C.
Toda a região deve ter muitas nuvens e Maceió com possibilidade de chuvas isoladas na segunda-feira.
Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias, segundo o Inmet:
Aracaju
Fortaleza
João Pessoa
Maceió
Natal
Recife
Salvador
São Luís
Teresina
Palmas deve ser a capital mais quente da região Norte nesta semana. A temperatura deve atingir a marca dos 40°C já na segunda-feira e na terça e se manter em 39° no restante da semana.
Há previsão de pancadas de chuvas isoladas durante toda a semana em Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias, segundo o Inmet:
Belém
Boa Vista
Macapá
Manaus
Palmas
Porto Velho
Rio Branco
Publicado por Weber Gomes
Registro Profissional (DRT) nº 07810/MG
Fonte: g1