Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As maiores cidades do Sul de MG somam 33.743 pessoas que ainda não receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 entre a população adulta . Passos é o município entre eles com mais habitantes que não completaram o esquema vacinal de duas doses: 11.918.
Em seguida, Pouso Alegre tem 8,8 mil pessoas que não receberam a segunda dose, Varginha 7,1 mil e Poços de Caldas 5,8 mil (veja os números detalhados mais abaixo).
O professor de epidemiologia da Unifenas, Vinício Rocha, destaca a importância da imunização completa contra a Covid-19. Conforme ele explica, a vacinação não evita a contaminação, mas diminui os riscos de internações e até mesmo óbitos pela doença.
“Esse vírus é mutante. Então, quanto mais forte nosso sistema imune, mais ele vai estar preparado para nos defender de forma grave. Há várias vacinas que agem da mesma forma, como, por exemplo, a de tuberculose, que temos a marca no braço. Ela não impede ninguém de ter tuberculose, ela impede de internar e vir a óbito. Isso é comum em vacinas e a terceira dose vai reforçar exatamente isso. Evitar que com a escalada de casos que tenhamos, a gente tenha emergências em hospitais”, disse.
Rocha aponta, ainda, que estudos indicam os riscos maiores de casos graves em pessoas sem a imunização.
“Estudos de Minas Gerais mostram que uma pessoa com uma dose só tem duas vezes mais risco de morrer e sem ter tomado nenhuma dose 11 vezes mais risco de morrer por Covid. Esses números, de fato, mostram que é muito importante porque há um aumento de anticorpos quando a gente dá o reforço na vacinação”, falou.
Dose de reforço
O professor salientou que a escalada de casos que ocorre em todo Brasil se deve à ômicron. Ele ressaltou que a dose de reforço contribui no combate à variante da Covid-19.
“Estamos vendo uma escalada de casos, então, a vacinação mais do que nunca mostra-se muito importante neste momento. Muitas pessoas que já tiveram a doença estão pegando novamente, várias pessoas vacinadas podem pegar a doença. Então, qual a importância da vacinação nesse momento? Evitar a forma grave, a internação e o óbito”, falou.
“Estudos que mapearam a ômicron e fizeram testes, porque tem a imunidade de defesa celular e a imunidade de anticorpos, essa especificamente de anticorpos, estudos mostram que uma terceira dose consegue se ligar mais a partes do vírus”, completou.