Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Comerciantes e empresários de Poços de Caldas realizam manifestação nesta quarta-feira (17) em frente à prefeitura após o início da onda roxa na cidade. O protesto terminou apenas no início da noite e eles pediram que a administração municipal flexibilize as medidas impostas pelo Governo de Minas a todos os municípios do estado.
A prefeitura, no entanto, disse que “ficou de mãos atadas” por conta da determinação imposta pelo Executivo Estadual.
“É uma medida que o município não gostaria de ter tomado, tanto é que no dia que saiu essa determinação do governo o prefeito havia decidido que não faria esse fechamento, mas logo a noite veio a determinação. A gente compreende a dificuldade, mas infelizmente é uma medida que a gente tem que cumprir”, disse a procuradora geral do município, Vanessa Cristina Gavião Bastos.
A procuradora também salientou que as cidades que decidiram por não aderirem, possuem outro entendimento jurídico.
“São entendimentos distintos, por uma questão de segurança jurídica, embora o STF tenha tido uma decisão há alguns meses de que a competência é concorrente do estado, município e união, nós entendemos que pela segurança dos atos do município, a gente deve obrigatoriamente seguir. Isso foi, inclusive, reiterado pelo governo estadual. Aqueles que entendem que não, o fazem com base no STF”, falou.
O protesto teve início por volta das 10h e os comerciantes questionam também o motivo de a cidade não ter tomado a mesma medida que Varginha, de não aderir à fase mais restritiva do Minas Consciente.
Por conta da manifestação, representantes da prefeitura desceram para conversar com os comerciantes. Uma comissão foi montada com quatro pessoas: membros da associação comercial, do sindicato do comércio, da associação de bares e um proprietário de academia.
A comissão conversou com o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) em busca de respostas sobre a adesão à onda roxa e também pedindo flexibilização na abertura do comércio, assim como outras cidades do Sul de Minas fizeram.
Comerciantes fazem manifestação em frente à prefeitura após início da onda roxa em Poços de Caldas (MG) — Foto: Reprodução/EPTV
A Prefeitura de Poços de Caldas confirmou a adesão à onda roxa em coletiva de imprensa realizada na tarde de terça-feira (16). A administração municipal destacou que publicaria novo decreto, revogando decisões de documentos anteriores. O novo decreto não foi publicado até a última atualização desta reportagem.
Com a adesão a onda roxa, o arque Municipal, pontos turísticos e setores do comércio, por exemplo, amanheceram fechados nesta quarta-feira.
Fonte: G1 Sul de Minas