Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Pouso Alegre triplicou o número de casos confirmados da Covid-19 apenas neste início de 2021. Segundo os últimos dados divulgados pela prefeitura, a cidade já tem 13.585 casos confirmados, com 249 mortes pela doença.
Em todo o ano de 2020, Pouso Alegre teve 4.376 casos confirmados. Em menos de quatro meses, esse número mais do que triplicou na cidade. Nas últimas quatro semanas, foram mais de 5 mil casos confirmados, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
A consequência disso é vista nos hospitais da cidade. Hoje os leitos de UTI estão com 110% de ocupação, com os 57 leitos disponíveis ocupados e outros seis improvisados. Os leitos clínicos também estão com 102% de ocupação. Os 92 disponíveis estão ocupados e ainda há mais dois improvisados.
Segundo a secretária de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina, o alto número de casos confirmados na cidade pode estar ligado à testagem da doença.
“Esse aumento em Pouso Alegre, da mesma forma aconteceu em toda a região, todo o estado e todo o país, mas a gente tem um número expressivo de casos considerando que a gente também testa bastante. Todos os casos suspeitos que chegam para nós como suspeitos, o município tem feito um volume grande de testagens, com serviços inclusive da rede privada”, disse a secretária.
Ainda conforme Silvia, o município vem trabalhando a conscientização para que o número de casos possa cair, assim como já foi registrado na semana passada.
“O que cabe nessa situação é a questão das orientações que a gente tem trabalhado bastante e a questão do monitoramento, que tem sido feito de maneira mais intensa ainda pela atenção básica, para que a gente possa fazer com que as pessoas cumpram com o isolamento, respeitem as orientações de isolamento, circulem menos e consequentemente que o vírus circule menos também. A gente espera que as regras sejam seguidas para que a redução que a gente teve na última semana, se mantenha, a esperança para nós enquanto Saúde é que essa reabertura não traga outras consequências, embora a gente saiba do risco que isso tem”, completou a secretária.
Fonte: G1 Sul de Minas