Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Cientistas anunciaram, nesta quarta-feira (16), a detecção de compostos químicos na atmosfera de K2-18b, um exoplaneta que orbita dentro da chamada “zona habitável” de sua estrela — uma região onde a água líquida pode existir. O planeta, situado a cerca de 124 anos-luz da Terra, pode abrigar atividade biológica.
A descoberta foi feita com o auxílio do Telescópio Espacial James Webb, que identificou impressões químicas de dois gases — dimetil sulfeto e dimetil dissulfeto. Na Terra, essas substâncias são produzidas exclusivamente por organismos vivos, sobretudo por formas de vida microbiana como o fitoplâncton marinho.
De acordo com os pesquisadores, os gases detectados podem representar um possível indicador de atividade biológica. “ Mas é fundamental manter a cautela. Mais observações serão necessárias para confirmar qualquer hipótese”, alerta o astrofísico Nikku Madhusudhan, autor da pesquisa publicada no Astrophysical Journal Letters.
Esta é considerada a evidência mais forte já registrada de possível vida fora do Sistema Solar, marcando um novo capítulo na busca por vida extraterrestre.
📷Reprodução: Agência Espacial Europeia / Hubble, M. Kornmesser
📺 Confira na JP News e Panflix
📌 Siga o nosso perfil @jovempannews