Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O estudo semanal divulgado pela Unifal aponta que Alfenas tem, atualmente, a 11ª maior média móvel de casos de Covid-19 de Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo professor de epidemiologia da universidade, Sinézio Inácio da Silva Júnior, durante live promovida pelo g1 Sul de Minas nesta quarta-feira (15) – clique e confira a entrevista na íntegra.
“Fechando o balanço de hoje, conforme a média móvel, 18% dos casos do Sul de Minas são de Alfenas. Pegamos os 853 municípios de Minas Gerais e Alfenas tem a 11ª maior média móvel. Perde para Belo Horizonte, Juiz de Fora, Governador Valadares, Uberlândia, que são cidades maiores”, revelou o professor.
Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Alfenas contabiliza, desde o início da pandemia, 11.116 casos, sendo 213 mortes em decorrência da doença.
Ainda no estudo da Unifal, o professor Sinézio destaca que Alfenas registra, hoje, um a cada seis casos de coronavírus do Sul de Minas.
”O número de casos por habitante em Alfenas ele está 30% cima do que a do Sul de Minas. É preciso ficar atento e ver o que está fazendo ou o que não está fazendo. Pouso Alegre e Poços de Caldas, que são cidades maiores que Alfenas, começaram a semana com média móvel de dois casos em Poços de Caldas e zero em Pouso Alegre. É quase o dobro de casos [em Alfenas] Quando isso acontece é porque o local está propiciando uma velocidade de contágio mais alta”, falou.
O professor comentou que a vacinação da cidade está com no mesmo nível das outras cidades da região. Por conta disso, ele salienta que é necessário atenção com as medidas de prevenção à Covid-19.
“A vacinação está praticamente no mesmo nível das outras cidades. As vezes você vai a uma cidade e fala: ‘parece que aqui está mais rigoroso’ ou vice e versa. Pandemia é coletiva. Precisamos estar atentos à realidade de cada local, porque pode piorar a realidade do vizinho também”, completou.