Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O ar quente úmido que predomina sobre o Brasil e a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, geram a formação de muitas nuvens carregadas. Estas áreas de instabilidade se espalham pelo litoral e pelo o interior do país provocando muita chuva sobre as Regiões Sudeste, Norte e Nordeste, parte do Sul e do Centro-Oeste.
Sorocaba, SP, por Mauro Bernasconi
Apenas o centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul permanece sem chuva. Permanece a situação de alerta para o tempo muito chuvoso no leste do Paraná e de Santa Catarina. Há previsão de muita chuva também para a Grande Curitiba e a Grande Florianópolis.
Desde o sábado, 27 de novembro, muitas áreas do litoral do Paraná, do Vale do Itajaí e do litoral de Santa Catarina já acumularam de 200 a mais 300 mm de chuva. O volume de água excessivo e em pouco tempo causa enchentes e encharcamento do solo resultando em deslizamentos de terra.
As demais áreas do Sul do Brasil vão ter pancadas de chuva, mas em geral à tarde e à noite.
Grandes áreas de instabilidade ainda influenciam a Região Sudeste do Brasil. Há condições para muitas pancadas de chuva com raios em toda a Região, principalmente à tarde e à noite. No estado do Rio De Janeiro , no leste de Minas Gerais e de São Paulo e no Espírito Santo chove a qualquer hora.
O litoral sul de São Paulo e o Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, permanecem em alerta para chuva volumosa e há risco de deslizamentos de terra e enchentes. Várias áreas nestas regiões e em outros locais do litoral paulista acumularam de 80 a quase 120 mm entre a madrugada do domingo e a madrugada desta terça-feira.
Atenção para muita chuva também no norte do Espírito Santo que também já recebeu grandes volumes de chuva nos últimos dias.
A Grande São Paulo pode ter chuva fraca pela manhã, mas tem risco de chuva forte à tarde e à noite, O temporal de ontem causou o transbordamento de vários córregos na capital paulista.
No estado do Rio de Janeiro , no leste de Minas Gerais e de São Paulo e no Espírito Santo chove a qualquer hora.
O sol e o tempo seco ainda predominam apenas no oeste e norte de Mato Grosso do Sul e no sudoeste e sul de Mato Grosso.
Faz muito calor em Cuiabá e a temperatura pode chegar aos 40°C, sendo uma das regiões mais quentes do país nesta terça-feira
Em Goiás, Distrito Federal e em praticamente todo o Mato Grosso, o sol aparece em grande parte do dia e ocorrem pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes, principalmente à tarde e à noite. Poucas pancadas de chuva são esperadas para o centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul.
Muitas áreas de instabilidade atuam sobre a Região Nordeste do Brasil espalhando muita nebulosidade. Há condições para pancadas de chuva no litoral e no interior de todos os estados. A chuva ocorre a qualquer hora, várias vezes no decorrer do dia e há risco de raios para a maioria das áreas do interior e do litoral do Nordeste. A chuva é passageira apenas no norte e litoral do Ceará e no Rio Grande do Norte
Grandes áreas de instabilidade continuam sobre a Região Norte do Brasil. Praticamente toda a Região tem um dia com muita nebulosidade e pancadas de chuva com raios frequentes. O sol e o tempo predominam apenas no Acre. Rondônia tem pancadas de chuva, mas em geral rápidas. Há risco de chuva forte em todos os demais estados da Região Norte.
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Palmas, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Salvador, Teresina, Aracaju, Maceió,
Alerta especial: perigo de temporais e chuva muito volumosa com grande potencial para transtornos como enchentes, deslizamentos de terra e alagamentos no litoral norte do Rio de Janeiro, no litoral sul paulista e Vale do Ribeira (SP), no litoral do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina.
Alerta para temporais no leste do Paraná, leste e nordeste de Santa Catarina, no centro, norte e leste de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, em todo o Espírito Santo, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, no centro e leste de Minas Gerais, na Bahia, no sertão de Pernambuco, centro e sul do Maranhão, no Piauí (exceto no norte do estado), em Sergipe, no oeste do Ceará, centro-norte do Tocantins, no centro, leste e oeste do Pará no norte e litoral norte do Amapá.
Atenção para chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes fortes no norte do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e do Paraná, no centro-oeste de São Paulo, no centro-oeste de Minas Gerais, no centro, norte e leste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul e nordeste do Pará, no sul e sudoeste do Tocantins, no Amazonas (exceto no sul do estado), em Roraima, em Alagoas, no centro e leste de Pernambuco, no sertão da Paraíba, no leste do Ceará.
Atenção para o ar seco com nível de umidade entre 21 e 30% nas horas mais quentes do dia no noroeste de Mato Grosso do Sul, no sudoeste e sul de Mato Grosso e no oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul
Climatempo