Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
São Gonçalo do Sapucaí (MG) recebe nesta quinta (20) e sexta-feira (21) o 1º Festival de Cafés Especiais da Região da Mantiqueira de Minas. O evento acontece na sede da Coopervass. Durante o evento, o Sebrae promove diversas palestras sobre a importância da Denominação de Origem (DO), que torna o café da Mantiqueira de Minas um produto diferenciado em função do clima e ambiente típico da região.
O objetivo do festival é divulgar os cafés especiais da Região do Cerrado Mineiros e valorizar o trabalho e a dedicação dos produtores, além de reunir toda a cadeia produtiva e consumidora por meio da interação com cafeterias e torrefações de todo o Brasil. Além das palestras, a programação inclui ainda: oficinas, painel sobre a participação feminina na produção cafeeira, campeonato de filtrados e visita às fazendas da região no Dia de Campo.
“Nosso objetivo é reforçar a Indicação Geográfica conquistada pela região para agregar valor ao produto e aos produtores, tornando-o os cafés da Região da Matas de Minas mais competitivos no mercado”, afirma a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes.
São Gonçalo do Sapucaí sedia o 1º Festival de Cafés Especiais da Região da Mantiqueira de Minas — Foto: Divulgação Sebrae
Durante o evento, o Sebrae Minas terá um estande para promover o relacionamento entre os cafeicultores. No local, também serão apresentadas soluções da instituição, entre elas, o Educampo Café, que oferece capacitação técnica e gerencial para os produtores rurais.
Com tradição secular na cafeicultura, altitudes entre 900 a 1500 metros, o café da região possui um terroir diferenciado, devido ao clima e ambiente propícios à produção de cafés especiais. No ano 2000, iniciou o trabalho de Indicação Geográfica (IG), para valorizar a região pela elevada qualidade sensorial dos cafés produzidos.
Em junho de 2020, foi reconhecida como Denominação de Origem (DO) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), confirmando que os cafés da região possuem características peculiares ligadas a fatores naturais e humanos, além de possuem como atributos sensoriais predominantes a doçura e uma acidez cítrica suave.
20 de outubro (quinta-feira)
21 de outubro (sexta-feira)
1º Festival de Cafés Especiais da Região da Mantiqueira de Minas
g1 Sul de Minas