Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Prefeitura de Itajubá confirmou a presença da variante P.1 de Manaus na cidade. De acordo com a administração municipal, a mutação do vírus foi fator determinante para o aumento do número de casos de Covid-19 na cidade, principalmente no mês de março.
Conforme publicação feita na noite de sábado (24) nas redes sociais, a confirmação foi feita após o encaminhamento de amostra de material altamente suspeito do município para a realização de estudo específico no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em parceria com o Hospital de Clínicas de Itajubá
Segundo a prefeitura, a confirmação da presença da variante P.1 em Itajubá, associada aos dados clínicos evidenciados pelos médicos do município, mostra o aumento de casos por conta de a cepa de Manaus estar associada a uma maior taxa de transmissão. De acordo com a administração municipal, mutação é cerca de 1,7 a 2,4 vezes mais transmissível que as cepas anteriores.
“O tempo de hospitalização dos pacientes e a alta do número de óbitos em Itajubá, índices semelhantes aos da capital do Amazonas, também chancelam o resultado do teste e reforçam a presença da nova variante”, escreveu a prefeitura.
A prefeitura disse que também solicitou ao Governo de Minas Gerais o sequenciamento do genoma completo do vírus SARS-CoV-2 e ainda aguarda resposta.
Clique aqui para ver a publicação feita pela prefeitura no facebook.
Na mesma publicação, a prefeitura a prefeitura fez um alerta à população e pediu para que as pessoas redobrem os cuidados em relação à Covid-19 para evitar a contaminação pela nova cepa, “especialmente por se tratar de uma variante ainda mais contagiosa e potencialmente perigosa’.
“Atente-se aos cuidados: pratique o distanciamento social, use máscaras, evite tocar olhos e boca e higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%’, pediu a prefeitura.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na noite de sábado, Itajubá contabiliza 7.061 contaminações pela Covid-19, sendo 325 mortes em decorrência da doença na cidade.
O mesmo boletim mostra a taxa de ocupação de pacientes em tratamento do coronavírus. Os leitos de UTI para Covid-19 estão com lotação de 86%. Já os de enfermaria estão com 40% de ocupação.
Fonte: G1 Sul de Minas / PMI
Text