Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As Santas Casas de Poços de Caldas e Guaxupé atingiram 100% de suas capacidades de atendimento nos leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19 neste domingo (21). Em Poços de Caldas, conforme a instituição, todos os 20 leitos da unidade estão ocupados. Já em Guaxupé, segundo comunicado da prefeitura, a lotação de UTI extrapolou os 100% e hoje é de 121%.
Conforme comunicado divulgado pelo diretor da Santa Casa de Poços de Caldas, Ricardo Sá, a partir desta segunda-feira (22), todas as cirurgias eletivas do hospital serão canceladas e apenas atendimentos de urgência e emergência serão atendidos.
Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura, a cidade chegou a 84,93% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em todos os hospitais. No sábado (20), a prefeitura informou que outros 10 leitos de UTI passarão a funcionar no Hospital de Campanha da cidade.
Santa Casa de Poços de Caldas chega a 100% de ocupação em leitos de UTI — Foto: Rafael Santos
Já em Guaxupé, a prefeitura informou que a Santa Casa tem hoje 17 pessoas internadas na UTI, o que corresponde a 121% de ocupação.
Segundo a prefeitura, o espaço físico de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) tem uma quantidade correta de leitos a serem instalados, assim como a equipe médica tem um número limite de pacientes que deverão ser cuidados por ela.
Para que isso fosse possível, um respirador foi emprestado pela cidade de Guaranésia, e dois da cidade de São Pedro da União também estão a caminho. Conforme a prefeitura, essas são medidas paliativas de urgência, já que na nossa região não há mais vagas para transferências.
Conforme informações do SUS Fácil, pelo menos outros seis hospitais do Sul de Minas já atingiram o limite de ocupação para leitos de UTI destinados à Covid-19:
Ainda conforme o SUS Fácil, há outros hospitais na região em situação próxima do limite:
Segundo dados do “Painel de Monitoramento” do Governo de Minas Gerais, o Sul de Minas tem hoje uma taxa de ocupação de 84,96% em leitos destinados ao tratamento da Covid-19. As situações mais críticas se encontram nas seguintes cidades:
Fonte: G1 Sul de Minas